quarta-feira, 9 de maio de 2018

Documentos a Reunir para Preencher a Declaração de IRS com Englobamento

Esta lista diz respeito à documentação que tenho que reunir e organizar para o preenchimento do meu IRS. No meu caso pessoal, em que por um lado tenho rendimentos de juros e dividendos, e por outro lado tenho poucos rendimentos de trabalho com contrato, pode não se aplicar a muita gente, sendo que o meu caso é provavelmente mais complexo.

Sendo assim , tenho que obter uma série de documentos de várias entidades relativos a vários dados bancários e outros.

Notem que não sou um especialista, então não saberei responder a perguntas que venham a fazer sobre contabilidade e IRS.

Anexo A

Declaração de rendimentos da entidade patronal.

Anexo B

Faturas-recibo ou recibos verdes emitidos na prestação de serviços.

Anexo E

Declaração de rendimentos e retenções.

Pedir aos bancos, seguradoras, corretoras e entidades mutualistas as respectivas declarações de rendimentos de juros, dividendos de acções, etc. Para cada membro da família, mesmo os menores.

Anexo G

Mapa de preenchimento de alienação onerosa de bens mobiliários.

Como comprei e vendi acções, com lucro e/ou prejuízo, tive que pedir à minha corretora e ao banco, mapas para o preenchimento.

Anexo H

Declaração de juros e amortizações de dividas.

Este documento foi-me fornecido pelo banco onde tenho a hipoteca da casa, com os valores de juros pagos por mim e pela minha mulher. No Anexo H apenas tive que preencher os dados do imóvel, já que o valor das deduções foram preenchidos automaticamente pela autoridade tributária com base no que terá sido reportado pela banco.

Anexos J

Declaração de Rendimentos e Retenções
Declaração de Alienação onerosa de valores mobiliários.

Tive que pedir estes documentos ao meu banco, pois como tinha comprado, vendido e recebido rendimentos de fundos de obrigações, que o banco tem registados fora de Portugal, no meu caso Luxemburgo e Alemanha, e como faço o englobamento dos rendimentos, tive que pedir esta informação. Notar que tive que preencher 2 Anexos J, um para mim e outro para a minha mulher. um dos fundos também chegou ao fim, com prejuízo, e por isso foi como se tivesse feito uma venda onerosa, e que também quis declarar, e logo também tive que obter o documento.




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